Blog

Qual a diferença entre o trabalho de psicólogos e psiquiatras ?

11/04/2013 23:11

Introdução

Muitas pessoas ao se depararem com a necessidade de procurar um profissional da área da saúde mental ficam em dúvida sobre que tipo de profissional buscar: um psicólogo(a) ou um(a) psiquiatra? Apesar de ambos os profissionais terem experiência no manejo de casos de pacientes com sofrimento mental, eles podem abordar o paciente de maneiras um tanto distintas, que estão relacionadas à formação de cada um. Em geral, em tratando-se da situação de avaliação de um indivíduo com algum tipo de sofrimento mental, ambos os profissionais têm condições de avaliá-lo e prestar o atendimento inicial ao paciente, sugerindo o melhor encaminhamento para o caso.

 

Formação

A formação de um psiquiatra, inicialmente, é médica. O psiquiatra necessariamente necessita realizar sua formação no curso de Medicina. Este tem a duração de 6 anos. Após graduar-se médico, o indivíduo necessita realizar uma formação em nível de pós-graduação na área de Psiquiatria Clínica. Esta pode ser realizada através de programas de cursos ou residências médicas, geralmente vinculada a algum serviço hospitalar. Após completado o curso de Psiquiatria, o indivíduo precisa submeter-se a uma prova de conhecimentos realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e, uma vez aprovado, pode ser reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina (CREMERS) como Médico(a) Psiquiatra. Se a formação provier de uma residência médica, o indivíduo não necessita realizar prova de conhecimento e já pode ter seu grau de Médico(a) Psiquiatra reconhecido pelo CREMERS.

  

Psicoterapia

Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem realizar psicoterapias. Entretanto, a ênfase na formação do Psiquiatra não é necessariamente nesta área da saúde mental. Por isso, psiquiatras que pretendem trabalhar em atendimentos de psicoterapia, em geral, seguem sua formação realizando cursos de especialização em psicoterapia com duração, em geral, de 2 anos. Estes cursos são realizados de acordo com a técnica psicoterápica a ser utilizada (psicoterapia de orientação analítica ou psicodinâmica, terapia cognitivo e comportamental, psicoterapia de famílias, etc.).

 

Prescrição de Medicações

Como os psiquiatras são a priori médicos(as), podem prescrever medicamentos de qualquer tipo, desde que autorizados pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Já os psicólogos(as), portanto, não podem realizar prescrições de remédios, sejam controlados ou não.

 

 

Tem alguma diferença entre os medicamentos genéricos e os demais ?

09/04/2013 19:52

Blog principal

08/04/2013 20:25

Nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens deste blog via RSS Feed.

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.